2 milhões na Paulista?

Mais uma vez chega o fim de um ano e como ocorre há muitos anos haverá a tradicional festa de Réveillon na avenida Paulista. Como de praxe também, os meios de comunicação divulgam as previsões de público informadas pelos organizadores do evento. Para este ano, não muito diferente dos anteriores, esperam cerca de 2 milhões de pessoas.

Sou obrigado, então, a me questionar: caberia na mais importante e conhecida avenida de São Paulo duas milhões de pessoas? O número equivale a soma das populações de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires.

Festa da Virada na Av. Paulista em 2008

Vamos aos cálculos então! Farei tudo de forma exagerada, de forma a fazer que a avenida realmente comporte essa população toda. Pelo Google Maps, a Av. Paulista tem 3 km de extensão (considerando desde o metrô Paraiso – que não fica na Paulista – até o final da avenida). Vale lembrar que na realidade, não é utilizada a via inteira! Por inferêcia simples, descompromissada e exagerada, chuto  que a avenida possui largura de 50 metros (possui oito faixas, canteiro central e largas calçadas). Fazendo a multiplicação dos valores – 3000 metros por 50 metros – obtemos que a área do local é de 150 000 m². Definindo de forma exagerada, por orientação arbitrária, que cada metro quadrado comporta 6 pessoas, temos que o local pode admitir no máximo 900 mil indivíduos.

Ressalto que foram utilizados dados exagerados de forma a aumentar a capacidade da avenida e mesmo assim não se chegou ao resultado divulgado. Convém lembrar ainda que existem barracas para venda de alimentos e bebidas, banheiros químicos, ambulatórios e postos policias, que ocupam espaço e não foram considerados. Poderiam me contra-argumentar com o fato de haver rotatividade. Sim, é verdade, há rotatividade de pessoas, todavia, não a tal ponto de haver algo semelhante ao local se esvaziar e novamente encher-se por completo. Até porque as pessoas que vão lá saem de “longe” (pelo menos uns 15 km) e não vão para assistir à um show e ir embora, mas sim para ficar até o final comemorando.

Concluo que é uma grande farsa que da Festa da Virada participarão 2 milhões de pessoas, assim como em tantos outros eventos que ocorrem na Paulista e os organizadores afirmam ter chegado à casa do milhão (por exemplo, a Parada Gay).

Por fim, com humildade, peço aos leitores que me corrijam se acharem falhas gritantes em minha lógica. Nao sou dono da verdade, nem pretendo ser.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 2 milhões na Paulista?

  1. linceeds disse:

    Você fez o que também gostaria de fazer com todos essses jornalistas que ficam fazendo notícias para fazerem as caeças das pessoas sem opnião e capacidade de chegarem as suas próprias conclusões, verdadeiras “Maria vai com as outras” tem olhos mas não veem, tem boca e não falam, narinas e não cheiram issotudo é muito triste, ter sempre mentiras faladas na televisão e ninguém pra os desmentir nessa mesma televisão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s